Saiba como o saco plástico pode ser sustentável
Quando se fala em aquecimento global e cuidados com o meio ambiente, o saco plástico não poucas vezes é visto como um vilão, porém, a indústria de embalagens flexíveis está mudando esse cenário e desenvolvendo alternativas para que os impactos desse produto sejam os menores possíveis.
E como resultado dessas iniciativas estão o saco plástico sustentável, que pode ser obtido de duas maneiras, tendo assim características diferentes: o reciclado, feito de aparas de outros materiais plásticos e que é mais econômico, ou o saco plástico fabricado com o aditivo oxibiodegradável, ingrediente que reduz de 100 anos para poucos meses o tempo de degradação desse material. E claro, nos dois casos o saco plástico oferece a mesma qualidade do fabricado com matéria-prima virgem sem passar por esse processo ecológico.
Do que é feito o saco plástico?
É praticamente uma unanimidade. O saco plástico compõe a maioria das embalagens dos produtos vendidos em supermercados, farmácias, shoppings centers, papelarias, pet shops e lojas dos mais variados segmentos. E isso se deve as suas qualidades como resistência, brilho, impermeabilidade, maleabilidade, durabilidade, personalização e muitas outras características que fazem parte do saco plástico. Mas, do que é feito esse item? Bem, entre os materiais mais comuns utilizados na fabricação (muitas vezes há mais de um) dessas embalagens estão:
- Polietileno de baixa densidade (PEBD);
- Polietileno de baixa densidade linear (PEBDL);
- Polietileno de média densidade (PEMD);
- Polietileno de alta densidade (PEAD);
- Polipropileno (PP);
- Poliéster (PET).
Para fechar com chave de ouro
Já foi comprovado nas linhas acima que o saco plástico pode ser sustentável e ser dono de muitas qualidades, justificando sua ampla atuação. Entretanto, há uma característica que é a cereja do bolo: as possibilidades de fechamento.
Como um saco plástico pode atender a diversas demandas, ele deve ser compatível com as necessidades de cada segmento, então, se uma empresa necessita de um saco plástico para encaminhar um produto para um outro endereço, no caso de um e-commerce por exemplo, o lacre é permanente. Já no caso de uma loja de roupas, em que uma peça é manuseada diversas vezes ao dia, o ideal é um fecho que abre e fecha o quanto for necessário como zip lock ou hermético.