Saco plástico 100 litros: ideal para descarte
O descarte correto de lixo deve ser feito nos dias indicados pelo serviço de coleta de cada região, no local apropriado e principalmente, com um acessório indispensável: o saco de lixo, que geralmente é o saco plástico 100 litros, mas que pode ser em tamanho menor, como o de 50 litros por exemplo, como também em uma medida mais ampla, como o de 200 litros.
Entretanto, independentemente do tamanho do item, o que importa é que ele seja fabricado com polietileno – podendo ser virgem ou, de preferência sustentável – e que ofereça a segurança e demais qualidades buscadas em um item desses. E quando se fala em saco plástico 100 litros ecológico, é preciso dizer que há duas opções: o reciclado e o fabricado com aditivo oxi-biodegradável (cujo tempo de degradação é menos de 1% do modelo convencional).
Saco plástico 100 litros e outros modelos
O saco plástico 100 litros possivelmente seja o mais conhecido para descarte de resíduos, tanto para residências quanto para estabelecimentos comerciais, mas além desse, há outros produtos que atendem a segmentos específicos como:
- Saco plástico para lixo hospitalar, que supre as necessidades de hospitais e demais instituições de saúde;
- Saco de óbito, apropriado para a locomoção de cadáveres, geralmente utilizado pelo Instituto Médico Legal;
- Saco plástico para lixo infectante, modelo indicado para efetuar o rejeito de resíduos químicos ou com alguma chance de contaminação;
- Saco plástico colorido, podendo ser azul, rosa ou de outra coloração que não seja o preto, servindo para identificar que há lixos recicláveis.
Saiba mais sobre esse produto
O saco plástico 100 litros é geralmente o formato mais utilizado, porém, seguindo as diretrizes da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), as indústrias de embalagens fabricam esse produto em tamanhos menores como 20, 30, 40, 50, 60 e 200 litros.
Os pequenos são mais indicados para ambientes menores e podem ser utilizados para ser forrados em baldes ou cestos de lixo de banheiro, cozinha ou escritórios por exemplo. Já os maiores atendem a locais mais espaçosos e com grande circulação de pessoas e produção de resíduos como shoppings, eventos ou espaços públicos.